Historial

O Atlético Sport Clube de Reguengos de Monsaraz é uma associação fundada em 10 de Maio de 1929, com os objectivos de promover a educação física e intelectual dos seus sócios, tal como consta dos seus estatutos, elaborados em 1929 e aprovados em 1936, e alterados em escritura pública em 14 de Julho de 2007, os quais previam desenvolver actividades desportivas como a ginástica, o ciclismo e o bilhar e proibiam outras como o boxe e o futebol e previam também a criação de uma biblioteca.
O carácter humanitário também esteve presente muito marcadamente no inicio da história deste Clube, pois nos seus Estatutos é também apontado como um dos seus fins, a constituição de um Corpo de Salvação Pública, uma vez que não existia na altura qualquer associação de carácter comunitário em todo o Concelho.
Este Corpo de Salvação Publica foi efectivamente criado em 1936, por iniciativa da Direcção do Atlético, mas não pôde continuar a funcionar como estrutura do Clube porque não poderia usufruir do apoio estatal. Assim, teve que se autonomizar, dando origem, nesse mesmo ano, aos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, corporação que ainda existe em pleno funcionamento.
Relativamente às modalidades praticadas, a ginástica foi durante alguns anos a mais importante actividade do Clube, sendo responsável pela formação de muitos ginastas do Concelho, alguns dos quais com qualidades competitivas ao nível de todo o Alentejo.
A partir desse ano, de facto, a actividade futebolística do Clube intensifica-se e em 1966 filia-se na Associação de Futebol de Évora, tendo sido já sete vezes Campeão Distrital de Seniores desta Associação a última das quais em 2007/2008 e vencido no mesmo ano a Taça Distrito de Évora, mais recentemente, na época de 2008/2009 sagrou-se Vice-campeão da 3ª Divisão Série F, e a consequente ascensão à 2ª Divisão Nacional, o que acontece pela primeira vez nos 80 de história da mais importante associação desportiva do Concelho de Reguengos de Monsaraz.
Por via desses títulos alcançados, contam-se também várias presenças no Campeonato Nacional da 3ª Divisão e a primeira participação na 2ª Divisão Zona Sul a acontecer na época de 2009/2010.
Ao nível do futebol jovem há que salientar a conquista do Campeonato Distrital de Iniciados na época 1999/2000 e três presenças no Campeonato Nacional da categoria.
Actualmente, a actividade é praticada nos escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores e está a funcionar uma Escola de Futebol para jovens dos 5 aos 10 anos.
Na década de 70 inicia-se também o ensino e a pratica do basquetebol que ainda hoje se mantém e que formou ao longo de mais de 30 anos, várias gerações de jogadores com muita qualidade nesta modalidade, tendo contribuído em muito para a educação desportiva das crianças e jovens do Concelho, papel que continua ainda hoje a desempenhar.
A Secção de Basquetebol foi criada em 29 de Outubro de 1975 e soma mais de oitenta títulos em provas regionais e ainda várias participações em Campeonatos e Taças Nacionais desde os Iniciados aos Seniores, masculinos e femininos.
Além destas duas modalidades principais, o Atlético tem ainda uma Secção de Cicloturismo e uma Secção de Orientação BTT, esta última criada em 2007.
Possui uma sede em avançado estado de degradação e um campo de futebol relvado de sua propriedade, na cidade.
Ao longo de todas estas décadas, o Atlético Sport Clube tem contribuído de forma significativa para a qualidade da vivência comunitária e para a coesão social de Reguengos de Monsaraz e do seu Concelho.
Com efeito, insere-se na história mais vasta do associativismo português do século XX, que na sua maioria constituiu um movimento de resistência e/ou compensação, nas áreas do Desporto e da Cultura, relativamente ao pobre panorama que Portugal apresentava nestes sectores durante o período da ditadura.
Coincidentemente, o Atlético Sport Clube foi criado logo a seguir à instauração do regime de Salazar, e teve na sua história inicial problemas, devido ao não-alinhamento dos seus directores pelo diapasão totalitário do Governo.
Deve salientar-se que na sociedade de classes claramente estratificada do Antigo Regime, o Atlético sempre foi a “sociedade dos pobres”, promovendo actividades recreativas (bailes, marchas, etc.), o desporto e a leitura para as classes mais desfavorecidas.
Existiam, a par do Atlético, outras colectividades destinadas à classe média e alta de Reguengos.
Este aspecto está bem descrito por José Cutileiro no seu trabalho cultural sobre Reguengos de Monsaraz, denominado “Ricos e Pobres no Alentejo”, onde o papel social do Atlético Sport Clube está bem patente na sociedade reguenguense do século XX.
Após o 25 de Abril de 1974, o Atlético soube adaptar-se aos novos tempos e investiu bastante na educação física e desportiva dos jovens, tal como já foi referido.
Actualmente o Clube conta com mais de 250 atletas, mais de três dezenas de colaboradores e cerca de um milhar de associados.