segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atlético inicia Campeonato com uma vitória no derby


"Entrada com o pé direito"


A jornada inaugural da série F do campeonato da 3º divisão trouxe-nos como aperitivo o derby entre o Juventude SC e o Atlético SC, jogo realizado na cidade de Vendas Novas fruto da interdição por um jogo do estádio Sanchez de Miranda ainda na sequência de uma castigo imposto pelo conselho de Disciplina da FPF aos eborenses na época anterior na 2ª divisão.
O muito calor que se fez sentir, a distância quilométrica, o preço dos ingressos (8€) e talvez os resultados obtidos por ambas as equipas na pré-temporada não motivaram os espetadores para este jogo, verificando-se uma assistência muito aquem do esperado, cerca de 150 espetadores, uma das mais fracas de sempre nos jogos oficiais entre estes dois clubes.
A história estava claramente favorável aos eborenses com 3 vitórias nos últimos 6 jogos disputados entre ambos, tendo o Atlético somente ganho em dezembro de 2010 por 3-2 e havendo ainda a registar 2 empates, o último dos quais na época anterior.
O Juventude apareceu em Vendas Novas somente com 14 jogadores na ficha de jogo e ao invés a nossa equipa pôde contar com todos os disponíveis, sendo Xande a única exepção por se encontrar lesionado.
O Atlético iniciou o jogo mostrando-se bem mais motivado depois da vitória em Aljustrel para a Taça de Portugal e cedo mandou no encontro com maior posse de bola e aparecendo com mais gente junto da área de Laurentino, com Divaldo, Walney, Amendoeira e Abrantes sempre com muitas dificuldades para segurar o ataque verde e branco, onde Jorge Balixa foi o grande "mestre" com Bruno Mendes e Vasco nas alas e o argentino Sanchez -  um lutador incansável - mais perto da zona de finalização.
Cá atrás, Jaime, Braima, Cravosa, Jorge Almeida e os centrais Diogo e Sidibé, muito esporadicamente eram importunados, excepção feita a alguns lançamentos em profundidade para Vitor Martelo, Ruben Freire e Leleco.
O guarda redes Rui Panaça só foi chamado a intervir em alguns cruzamentos onde foi melhor que os adversários.
O jogo foi morno na 1ª parte principalmente após os 30 minutos onde o cansaço começou a passar fatura aos jogadores jogando um futebol lento, de pé para pé, mas longe das balizas mas foi sempre o Atlético a ter mais tempo de posse de bola e a iniciativa na procura do golo que não surgiu até ao descanso.
Para a 2ª parte os dois treinadores não efetuaram nenhuma substituição mas desde logo se observou que a nossa equipa era a mais insatisfeita com o empate aumentando a pressão sobre o adversário e numa recuperação de bola, Vasco Barros encheu o pé e colocou a bola nos fundo das redes de Laurentino.

Vasco Barros marcou o 1º golo do ASC
Estava dado o mote para a nossa equipa poder somar os primeiros 3 pontos no campeonato, perante uma equipa juventudista apática, sem soluções dentro e fora das 4 linhas o que levou o treinador Miguel Ângelo a retardar o mais possível as substituições.
Perante este cenário e embalado pelo golo obtido o Atlético carregou no acelerador e quase não saiu do meio campo contrário, havendo momentos do jogo em que apenas Rui Panaça estava no meio campo defendido pelos reguenguenses o que mostrou a vontade e o empenho em ganhar este derby.
Eduardo Almeida foi inteligente na leitura do jogo e fez entrar João Nabor para o lugar de Bruno Mendes e Elizito para o lugar de Vasco tendo o Atlético SC ganhou outra dinâmica, mas sobretudo maior velocidade nas alas, estratégia que deitou por terra alguma tentativa dos eborenses em chegar ao golo do empate. Poder-se-á dizer que este foi o golpe final no jogo e ainda antes de Elizito marcar o 2º golo, já em cima do minuto 90, o Atlético havia colocado 2 bolas no poste (Cravosa e Jorge Balixa).

Festejos após golo de Elizito
O resultado final de duas bolas a zero ajusta-se perfeitamente ao que se passou no relvado do estádio municipal de Vendas Novas e dá à nossa equipa os 3 primeiros pontos e a liderança no campeonato da 3ª divisão. Uma entrada com o pé direito do Atlético não só por esta vitória como também pelo apuramento para a 2ª eliminatória da Taça, onde receberá a Associação Desportiva do Grijó (Vila Nova de Gaia), no próximo dia 16 de setembro pelas 15 horas no campo Virgílio Durão.
O campeonato regressa no próximo dia 23 de setembro com mais um derby distrital entre o Atlético SC e o Grupo União Sport de Montemor-o-novo.


Jorge Balixa comandou as operações a meio-campo  

Ficha do Jogo

Árbitro - Tiago Canário (AF Beja)

JSC
Laurentino; Leleco, Walney,Eurico (Joel Carvalho), Divaldo e Walney; Pedro Amendoeira, André Xavier, Mesquita e Filipe Abrantes, Ruben Freire (Diego Maia) e Victór Martelo
Treinador - Miguel Angelo

ASC
Rui Panaça; Jorge Almeida (Cap.), Sibidé, Diogo Oliveira e Cravosa; Braima, Jaime Seidi (Cap.), Jorge Balixa (César) e Bruno Mendes (Nabor); Vasco Barros (Elizito) e Sanchez
Treinador - Eduardo Almeida

Ao Intervalo: 0-0

Golos - Vasco (51') e Elizito (89')

4 comentários:

Alberto Rosalino disse...

Muitos parabens e boa sorte para 2012/13 .

Anónimo disse...

muitos parabens, excelente segunda parte.

Anónimo disse...

temos boa equipa vamos apoiar agora em força em casa.
SEMPRE FIÉIS

Anónimo disse...

vitoria totalmente merecida,agora vamos eliminar o grijo e derrotar o montemor.