terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Crónica do Derby

Atlético mantém tradição e vence dérby contra Perolivense por 3-1

O Atlético Sport Clube recebeu e venceu no domingo o Perolivense por 3-1 em jogo a contar para a 20ª jornada da Divisão de Elite de Évora. Em dia de jogo grande na cidade de Reguengos de Monsaraz o tempo não ajudou à festa. Vento muito forte e ocasionais aguaceiros afastaram muitos adeptos do Campo Virgílio Durão, e aquela que prometia ser uma das melhores assistências da época não se confirmou. Pouca afluência de público mas muita emotividade e rivalidade entre duas formações que estão separadas por apenas 4 km de distância. 
Embora com objetivos finais bastante distintos, a ambição para esta partida era igual nos dois clubes: a vitória.
Os anfitriões procuravam vencer e esperavam um resultado favorável do encontro entre Oriolenses e Juventude, que assim lhes permitisse voltar à primeira posição, enquanto os forasteiros tentavam marcar o seu nome na história ao vencer pela primeira vez a equipa do Atlético em jogos oficiais. 
A formação da casa entrou mais confiante na partida e criou algumas boas ocasiões para inaugurar o marcador nos minutos iniciais, ao invés, a formação das Perolivas entrou um pouco receosa no jogo, e acabou por sofrer o golo inaugural da partida aos 13 minutos. O médio Belarmino Tavares respondeu da melhor forma ao bom cruzamento do extremo Ruizinho e de cabeça colocou a bola no fundo das redes, fazendo o 1-0.
Se até então a formação forasteira não tinha entrado na partida, o golo teve o condão de despertar os comandados de Marco Calaça. Fazendo-se valer do forte vento que jogava a seu favor, os homens das Perolivas subiram no terreno e tiveram duas boas oportunidades para chegar ao empate. O jogo estava, agora, disputado por ambas as partes e o golo poderia surgir para qualquer dos lados.
Aos 42 minutos e através de um livre bastante distante da baliza reguenguense, o médio Rui Mendes desfere um remate seco a bater à frente do guardião Panaça que ao resvalar na relva ganha velocidade e acaba por entrar na baliza, estava feito o golo do empate. 
O jogo foi para o descanso com 1-1 no marcador.
O intervalo trouxe novidades no onze da equipa da casa. O extremo Ruizinho, tocado, deu lugar ao avançado Suelves. Além das alterações, o descanso trouxe também uma equipa do Atlético com novo ânimo e vontade de resolver o jogo nos minutos iniciais.
A jogar com o vento a seu favor, os comandados de João Prates assumiram o jogo e dispuseram de duas excelentes ocasiões para chegarem à vantagem logo nos instantes iniciais da segunda parte. No seguimento de um pontapé de canto o avançado Suelves, bastante oportunista, surge no sítio certo e encosta o esférico para o fundo das redes do guardião Favita. Estava feito o 2-1 aos 55 minutos. 
O resto da partida foi controlado pela equipa do Atlético que remeteu na grande maioria da segunda parte a formação perolivense ao seu meio campo.
Nos últimos 5 minutos e partindo em busca do prejuízo, a equipa das Perolivas subiu as linhas e passou a jogar com 3 defesas, colocando Marvin na frente de ataque em busca do golo do empate, contudo, foi o Atlético que marcou e matou o jogo. O avançado brasileiro Wellington estreou-se a marcar pela formação de Reguengos de Monsaraz, e numa excelente jogada individual fez o terceiro e ultimo golo da partida.
Partida bem disputada pelas duas equipas que dignificaram o dérbi do concelho, mesmo perante péssimas condições para a prática da modalidade.
Na próxima jornada a equipa do Atlético desloca-se a Évora para defrontar o Juventude, naquele que será o jogo grande da jornada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Em primeiro lugar pelo direito à liberdade de expressão gostava que o meu comentario

Anónimo disse...

Boa tarde
Gostava que o meu comentario fosse publicado pelo simples facto de todos terem direito à opinião.
Queria começar precisamente por esse direito que sempre foi assunto sagrado no meu Atletico. Parece claro que de algum tempo a esta parte que esse direito é exclusivo de alguns ou então simplesmente ele deixou de existir. Passou a existir intocaveis a quem ninguém pode fazer o minimo reparo. O Atlético sempre foi conhecido pelos seus adeptos defensores intransigentes e nunca por ter velhos do restelo que a todos os que ousam dizer algo em defesa do Atlético criticam e dizem nal mas na cobardia de não ser olhos nos olhos. Eu como dos sócios efetivos e que até monetariamente ajuda o clube a adquirir jogadores sinto-me inibido de poder viver o meu clube da forma que sempre foi vivido. Foi preciso o nosso clube cair nos distritais para um qualquer pa-de-ilha que nunca fez nada em prol do nosso Atletico criticar quem contribue e ajuda a sustentar o nosso clube. O meu desencanto não é isolado. No Atlético nao se pode dizer nada pois qual Redentor é automaticanente apontado o dedo a quem o ousar fazer. Varias vezes me questionei se nao seria melhor sem contemplacoes deixar de ser sócio e que esses iluminados e sabios do futebol gerissem o nosso clube. Mas não lhes vou dar esse contentamento. Lá estarei mais uma vez em Évora a fazer o que esses não fazem. A apoiar o nosso Atlético. Que digam o que quiserem porque esses pas-de-ilha só terão a importancia que lhes quisermos dar.
Viva o ATLETICO!!!!!