quarta-feira, 12 de março de 2014

A crónica do derbi

Atlético vence derbi no prolongamento e continua na Taça de Évora

A equipa do Atlético Sport Clube venceu fora, no domingo, a equipa das Perolivas por 1-0 após prolongamento e carimbou a passagem aos quartos-de-final da Taça de Évora.

Naquele que foi o terceiro dérbi da época entre as duas formações vizinhas, este foi sem dúvida o jogo mais equilibrado e com mais emoção, pois a vitória poderia ter pendido para qualquer um dos lados. 
O Atlético teve sempre mais domínio no encontro, enquanto que a formação perolivense acabou por ter algumas boas oportunidades de golo. No final e pela terceira vez na época a equipa do Atlético venceu. O “borrego” continua vivo e de boa saúde.
A partida iniciou-se com sinal mais para os visitantes. Os comandados do treinador João Prates iniciaram bem a partida,e tiveram o seu melhor período nos trinta minutos iniciais do jogo e poderiam ter chegado à vantagem por mais que uma vez. 
Os jogadores perolivenses entraram no encontro com uma postura de contenção e de clara aposta em ataques-rápidos, com as linhas muito juntas e grande entreajuda entre sectores, conseguiram equilibrar a partida e a melhor oportunidade de golo pertenceu a Marvin que viu o guardião Daniel Casaleiro fazer uma defesa fantástica e conservar o nulo até ao intervalo.
A segunda parte iniciou-se à imagem da primeira. A equipa do Atlético procurava mandar no jogo, jogando em posse de bola e no meio campo adversário, contudo, o futebol praticado estava a ser previsível e as oportunidades de golo foram escassas. Os anfitriões iam ganhando confiança com o passar dos minutos e dispuseram, principalmente através de bolas paradas, de excelentes ocasiões para inaugurar o marcador, valendo mais três excelentes intervenções do guardião que se estreou na baliza do Atlético. 
Antes dos 70 minutos e após o técnico reguenguense ter efetuado todas as substituições, o defesa central Pedro Santos lesionou-se no joelho e continuou em campo em clara missão de sacrifício para não reduzir a equipa a 10 unidades, tendo ocupado uma posição mais avançada do terreno.
Até ao final do tempo regulamentar existiram claras ocasiões de golo para as duas formações, mas o apito final do árbitro confirmou o prolongamento, não sem antes o defesa perolivense Francisco ser expulso por acumulação de amarelos.
Com o cansaço já visível no final do tempo regulamentar nos jogadores das duas equipas, mais claro se tornou no prolongamento, essencialmente na formação perolivense que reduzida a 10 unidades viu o Atlético crescer e tomar conta do jogo.
Aos 115 minutos e após uma excelente jogada individual de Vasco Barros, Pedro Santos encosta a bola para o fundo das redes e torna-se, merecidamente, num dos dois heróis da partida ao marcar o golo da vitória do Atlético, após ter jogado mais de 50 minutos em claras dificuldades físicas.
Num jogo nem sempre bem jogado, valeu a entrega das duas equipas que protagonizaram um espetáculo bastante emotivo, com muitas ocasiões de golo que só não aconteceram porque os guarda-redes das duas equipas se exibiram a um grande nível. 
Nos quartos-de-final da taça a equipa do Atlético vai defrontar o Cabrela num jogo que se adivinha complicado perante uma boa equipa num terreno de piso de terra batida.

Sem comentários: