quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A crónica do jogo

Atlético vence Calipolense e distancia-se no primeiro lugar

A equipa do Atlético Sport Clube venceu no domingo o Calipolense por 3-1 e fechou a primeira volta da Divisão de Elite da A. F. Évora isolada no primeiro lugar. Na décima primeira e última jornada da primeira volta, o sorteio ditou o confronto entre o Atlético e o Calipolense, um duelo entre duas equipas com pergaminhos no distrito de Évora. Um bom cartaz numa tarde amena de outono fez com que muitos adeptos e simpatizantes das duas equipas marcassem presença no Campo Virgílio Durão.
Na jornada anterior, a equipa do Atlético “arrancou” um moralizador empate no terreno do Sporting de Viana, tendo em conta que jogou cerca de 30 minutos com duas unidades a menos no terreno do segundo classificado. Por outro lado, o técnico do Calipolense, Luís Canhoto, tentava retificar a derrota caseira do último jogo, procurando um resultado positivo na luta pelos seis primeiros lugares da tabela classificativa que permitirão disputar a fase de apuramento de campeão.
Para esta partida, a lista de indisponíveis da equipa de Reguengos de Monsaraz era extensa e o técnico João Prates viu-se privado de contar com os lesionados Jorge Balixa, Octávio e Pedro Soares e os castigados Pedro Barona e Pedro Santos. Apesar das baixas, o treinador reguenguense montou a equipa no habitual sistema táctico de 4x3x3, com as entradas para o onze inicial de Jorge Almeida e de Iã Pereira.
A partida iniciou-se pautada pelo equilíbrio, as equipas entraram expectantes e os primeiros minutos foram passados no centro do terreno, com muita luta e entrega mas pouco discernimento. Apesar das duas equipas estarem a jogar no mesmo sistema tático, as estratégias delineadas pelos técnicos eram bem distintas. Desde cedo se percebeu que o Atlético iria tentar ter o domínio do jogo através da conservação da posse de bola, num jogo de paciência perante a equipa de Vila Viçosa, que jogando claramente mais na expectativa, tentava explorar as costas da defensiva caseira através de ataques rápidos.
Com o passar dos minutos a equipa do Atlético começou a dominar o encontro e a explanar mais o seu futebol, com boas jogadas de entendimento que iam levando perigo à baliza dos forasteiros. Contudo, os remates eram escassos e quando efetuados não estavam a sair da melhor maneira.
Foi no seguimento do ascendente do Atlético que numa rápida jogada pela direita do ataque reguenguense, o golo acabaria por surgir aos 21 minutos de jogo. O extremo Ruizinho ganha um ressalto à entrada da área do Calipolense e depois de fazer uma diagonal remata rasteiro e cruzado, inaugurando o marcador e marcando o seu primeiro golo na presente época.
Até ao final da primeira parte o Atlético ainda dispôs de mais duas claras situações de golo que não conseguiu concretizar. A equipa do Calipolense, bem organizada, levou perigo num ressalto que o guardião Panaça não conseguiu segurar à primeira.
A segunda parte trouxe um Atlético decidido a resolver rapidamente o encontro. Aos 59 minutos e após uma boa jogada coletiva pela esquerda do ataque reguenguense, Rui Pereira fez o segundo golo da partida a passe do recém-entrado Miguel Lérias. Ainda os adeptos festejavam o golo de Rui Pereira e já Tavares estava a fazer o terceiro golo, um minuto volvido. Jogada rápida em que a defensiva reguenguense solicita a diagonal do médio que num cruzamento remate engana o guardião do Calipolense.
Quando o jogo já se encontrava numa toada mais calma e aproveitando uma desatenção da defensiva reguenguense, o Calipolense acabou por reduzir a desvantagem, marcando através do recém-entrado Filipe, aos 65 minutos.
Se alguém chegou a questionar a hipótese da equipa forasteira voltar a entrar no jogo após o golo marcado e existir suspense até ao final, enganou-se pois o jogo continuou a ser de sentido único, com a equipa da casa a desperdiçar várias ocasiões para dilatar a vantagem. Boa réplica, contudo, da equipa de Vila Viçosa, que tentou sempre jogar um futebol positivo.
Com a vitória sobre o Calipolense, a equipa de Reguengos de Monsaraz tem agora quatro pontos de vantagem sobre o segundo e terceiro classificados ( Sp. Viana e Oriolenses) e sete sobre o quarto classificado, o Juventude de Évora.
Na próxima jornada a equipa o Atlético recebe a complicada equipa do Oriolenses, naquela que será a primeira jornada da segunda volta.

Sem comentários: