segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A crónica do jogo

Atlético vence clássico frente ao Juventude e isola-se na liderança
O Atlético Sport Clube venceu no domingo o Juventude de Évora por 1-0 e isolou-se na liderança da Divisão de Elite da A.F.Évora.
A nona jornada da Divisão de Elite ditou o confronto entre duas das equipas com maior historial e pergaminhos no distrito de Évora, um encontro que nos últimos anos tem sido disputado em provas nacionais. Em termos pontuais a diferença entre as duas formações era apenas de 3 pontos, com o Atlético a liderar a prova e o Juventude a ocupar a terceira posição. 

Cenário e motivações distintas entre as duas formações para esta jornada. De um lado a equipa da casa que em caso de vitória ampliaria a vantagem pontual para uns mais cómodos seis pontos, do outro, os eborenses que se vencessem igualariam a equipa reguenguense no topo da tabela classificativa. A história recente não jogava, contudo, a favor dos forasteiros, visto que nas últimas duas temporadas, em que foram realizadas seis partidas, não conseguiram vencer qualquer jogo frente ao Atlético. Foi com base nestes atrativos que muitos adeptos e simpatizantes das duas equipas se deslocaram ao Campo Virgílio Durão, uma ótima casa numa tarde solarenga mas muito fria.
A equipa do Atlético iniciou a partida sem qualquer alteração face ao anterior encontro, ao invés, a equipa do Juventude apresentou algumas mudanças no onze inicial com as entradas de Valter Ferreira e Celkio, e algumas mudanças posicionais como o caso do médio André Xavier que atuou no centro da defensiva eborense.
Os comandados de João Prates entraram bem no encontro. Mais decididos e confiantes começaram desde o apito inicial a assentar o seu jogo. Cedo se percebeu que o Atlético iria assumir as despesas do desafio. Do lado oposto a equipa do Juventude optou por esperar pelo adversário a meio do seu meio campo ofensivo, tentado surpreender o adversário através de transições rápidas e contra-ataques. 
Ao contrário do que vinha sendo habitual nas partidas anteriormente realizadas, o Atlético entrou bem no jogo e aos sete minutos teve ocasião soberana para inaugurar o marcador, após excelente abertura do médio Jorge Balixa a isolar o extremo Ruizinho que à saída do guardião Laurentino remata com força a mais e faz a bola passar por cima da trave da baliza do Juventude. Ao bom começo de jogo dos locais juntou-se um claro nervosismo e intranquilidade nos jogadores forasteiros, inexistência de jogadas de envolvimento e apenas muita luta e combatividade.
Embora a equipa da casa tenha controlado a partida e tenha disposto de algumas boas oportunidades de golo, o jogo foi para intervalo com o nulo no marcador. 
Ainda alguns adeptos estavam a regressar aos seus lugares quando o Atlético chega ao golo. Rui Pereira aos 48 minutos de jogo aproveita um mau alívio da defensiva forasteira e com um remate cruzado e colocado mete o Atlético em vantagem no marcador. A equipa do Juventude que na primeira parte raramente incomodou o guarda-redes Panaça, começou a crescer após o golo sofrido. A perder, partiu em busca do prejuízo e começou a fazer o que até então não tinha feito. Subiu as linhas e começou a pressionar mais perto da baliza do Atlético, criando mais dificuldades à equipa da casa. 
Apesar da reação do Juventude a equipa do Atlético soube controlar a vantagem através de uma boa entreajuda coletiva, apenas tendo alguns sobressaltos no seguimento de bolas paradas. Vitória justa da equipa do Atlético que soube gerir os momentos de jogo e ao aproveitar o empate do Sporting de Viana frente ao Oriolense isolou-se no topo da classificação. Na próxima jornada a equipa do Atlético tem uma difícil deslocação ao terreno do Sporting Viana.

Sem comentários: